lunedì 20 aprile 2009

Cortejo

O cortejo é um evento da semana da Queima das Fitas da Academia do Porto. Assim sendo, não deixa de ser um evento praxístico, apesar de contemplar todos os estudantes da Academia do Porto. A FAP é apenas responsável pela logística da Queima das Fitas e do queimódromo, sendo que todas as outras actividades da Queima das Fitas estão sob a alçada do Magnum Consilium Veteranorum, a título de exemplo, é o Magnum Consilium Veteranorum que decide que faculdades vão ter carro no cortejo.
Como tal, e sendo tradição da Academia, os estudantes, com a excepção dos caloiros, envergam o seu traje no cortejo.
Sendo finalistas, tendo uma cartola e bengala e um laço ou roseta, que nos são colocados numa cerimónia praxística como é a Imposição de Insígnias, à qual vamos, obviamente, trajados, é-nos retirada a pasta e a capa, e assim fica o nosso "traje" de finalista, o qual vamos apresentar à nossa cidade no cortejo. Esta é a minha interpretação, posso estar errada, mas é assim que eu vejo as coisas.
Como tal, por respeito a quem enverga um traje com orgulho e, por união, devemos ir todos trajados, sem a pasta e a capa e com a nossa cartola e bengala e laço ou roseta.
Como membro do Conselho de Veteranos desta casa, peço e aconselho todos os finalistas a irem trajados no cortejo.

Juliana Moreira

6 commenti:

  1. permite-me discordar num ponto. se somos uma casa tolerante e polivalente, deveria haver liberdade individual no que toca a esta decisao. se apos tal for proibido aos envergadores de t-shirt a passagem na tribuna, julgo que tal nao sera problema. dado que respeito e tolero a tua opiniao, julgo tambem que teras que respeitar (e tolerar) a de aqueles que pretendem ir de t-shirt (como alias as minhas referencias praxisticas sempre foram). um "até ja"!

    RispondiElimina
  2. Questo commento è stato eliminato dall'autore.

    RispondiElimina
  3. Deve haver algum engano aqui! O cortejo este ano é da minha responsabilidade, como já tem sido tradição nos últimos 5 anos. Compreendo o equivoco da colega, mas o Provedor decreta que todos vão ao cortejo de calções brancos com flores vermelhas ( atenção, calções vermelhos com flores brancas não servem )e claro, tronco nu! Aliás, já me está a irritar essa historia das t-shirts... que mania. Quem levar T-Shirt vai ver o que o Provedor Veteranorum lhe reserva!!
    Se chover, podem também levar guarda chuva, porque o provedor zela por vós!
    Como podem constatar a única semelhança destas instruções com as do conselho de veteranos é a ausência de liberdade individual! Isso é que NUNCA!!!

    RispondiElimina
  4. Caro Provedor,

    Por favor considere a possibilidade de serem calções amarelos com flores azul bébé. Imagino que não queira ofender o Espírito De Biomédicas e ele por esses dias anda sempre com os sentimentos à flor da pele...

    É só uma sugestão, ainda que (admito), conservadora.

    Quanto ao guarda-chuva, pergunto se é em substituição da bengala ou em adição? Devo eu, se estiver a chover, continuar a dar bengaladas ou bater com o guarda-chuva na cabeça dos meus colegas?

    Cumprimentos!

    RispondiElimina
  5. Caro Provedor,
    se nao concorda com a praxe nem com as "instruções" do concelho de veteranos, suponho que não irá ao cortejo, já que este é um evento praxístico...Devo dizer que é uma pena, iria gostar de o ver com os tais calções (ou nao)...

    piadas a parte, vamos parar com isto porque a Juliana apenas queria informar as pessoas que não o estavam. cada um faz o que quiser.

    Sara Tavares (não tenho problema em assinar o que digo)

    RispondiElimina
  6. Porque exibirem cartolas azuis e amarelas se o sentimento nao fosse esse?penso que todos fomos alertados para os principios pelo qual ha uma semana da queima das fitas?ou já passaram assim tantos anos para que isso tenha ficado esquecido?
    é pena que o Senhor Provedor,como assim se intitula, tenha medo de admitir os seus ideais!Sempre o poderia levar mais a sério...
    quanto a ideia dos calçoes ficava giro para uma Flower!
    Erica Cruz

    RispondiElimina